Colégio
Municipal de Ensino Fundamental Sistema Objetivo de Ensino
Planejamento 2014
Diretora:
Danilma Paiva de Souza
Supervisora:
Clarisneide Alves da Silva
Orientador:
Olair Silva do Nascimento
Professora:Enedina
Faustino Braz Viana
Disciplina: Matemática
Turma:
2º A e B
2º Bimestre
CONTEÚDOS:
·
Números
pares e impares;
·
Números
de 1 a 50;
·
Número
de 50 a 100;
·
Dezena
e centena;
·
Formas
geométricas planas e espaciais;
·
Adição
e subtração;
·
Problemas
de adição e subtração;
Medidas de comprimento (metro e centímetro).
JUSTIFICATIVA:
Atualmente
o ensino da Matemática na escola é uma necessidade fora de questionamento.
Afinal, ela faz parte do cotidiano das pessoas, uma vez que inúmeras atividades
com as quais nos envolvemos requerem o conhecimento de pelo menos alguns
fundamentos matemáticos, escrita de números, desenvolvimento de operações,
realização de medidas, etc.. Para tanto, será
trabalhado algumas coisas que o aluno já sabe, mas que precisa ser aprimorado,
como por exemplo, os números de 0 a 50 e posteriormente de 50 a 100, unidade, dezena
e centena, cálculos de adição e subtração e também probleminhas, formas
geométricas espaciais, medidas de comprimento ( metro e centímetro), além de
situações problemas envolvendo coisas do cotidiano.
COMPETÊNCIA(S):
·
Compreender
o significado de par e ímpar;
·
Ler
escrever os números naturais de 0 a 50 e posteriormente de 50 a 100 no sistema
de numeração indo - arábico;
·
Compreender
o significado de dezena e centena;
·
Identificar
o triângulo, o quadrado, o retângulo e o círculo;
·
Associar
as formas do cubo, do paralelepípedo, da esfera, do cilindro, do cone e da
pirâmide às formas dos objetos do dia a dia;
·
Efetuar
adições e subtrações de números naturais com resultado até 99, utilizando
diversas estratégias de cálculo;
·
Resolver
situações-problemas que envolva adição ou subtração com a ideia de juntar ou
tirar;
Identificar o centímetro e o metro como unidades de
medidas de comprimento;
HABILIDADES:
·
Reconhecer
números pares e números ímpares;
·
Resolver
situações-problemas que envolvem a ideia de par e ímpar;
·
Representar
quantidades;
·
Associar
uma quantidade de elementos à sua representação numérica;
·
Identificar
os números naturais de 0 a 100 no sistema de numeração indo – arábico;
·
Organizar
sequências numéricas com números naturais de 0 a 100;
·
Reconhecer
o número zero como a ausência de elemento em um grupo;
·
Saber
o significado de unidade, dezena e centena;
·
Identificar
as dezenas exatas até 90;
·
Ler
escrever as dezenas exatas até 90;
·
Compreender
que o número 100 é uma centena;
·
Realizar
agrupamentos com dezenas;
·
Identificar
o número 100 no sistema de numeração indo-arábico;
·
Resolver
situação problemas que envolva unidade, dezena ou centena;
·
Verificar
a presença do triângulo, do quadrado, do retângulo e do círculo em objetos do
dia a dia;
·
Reconhecer
linhas retas e linhas curvas no contorno de algumas formas geométricas planas;
·
Reconhecer
as formas de alguns objetos;
·
Identificar
o cubo, o paralelepípedo, a esfera, o cilindro, o cone, e a pirâmide;
·
Identificar
a planificação e a face do cubo;
·
Perceber
as diferenças e semelhanças entre as formas de alguns objetos presentes no seu
cotidiano;
·
Reconhecer
as vistas superior e frontal de alguns objetos e de algumas formas geométricas
espaciais;
·
Reconhecer
o símbolo da adição e da subtração;
·
Associar
à adição a ideia de juntar e acrescentar;
·
Associar
à subtração a ideia de tirar;
·
Efetuar
adições e subtrações de números naturais com resultado até 99, utilizando
diversas estratégias de cálculo;
·
Resolver
adições com duas ou mais parcelas;
·
Resolver
situações problemas que envolva a ideia de juntar da subtração e de tirar da
subtração;
·
Reconhecer
algumas unidades de medida que utilizam parte do corpo como referência;
·
Utilizar
a régua como instrumentos de medida de comprimento;
·
Identificar
o centímetro e o metro como unidades de medidas de comprimento.
METODOLOGIA:
·
Explicação;
·
Atividades
no quadro;
·
Atividade
xerocada;
·
Atividades
no livro didático;
·
Agrupar
palitos de picolé ou tampinhas formando pares;
·
Jogo
de par e impar- instruções no livro de matemática do segundo ano A Escola é
Nossa, página 41;
·
Explicar
de maneira simplificada a unidade, dezena e a centena no ábaco;
·
Por
meio de sorteio escolher alunos para representar números no ábaco e todos
deverão escrever, no caderno, por extenso e na forma de algarismos o número
representado pelo colega;
·
Pedir
para os alunos identificar na sala de aula objetos que tenham as formas
geométricas planas;
·
Construir
e brincar em dupla com o dominó geométrico – recorte do livro A Escola É Nossa
página 273;
·
Construção
de figuras utilizando as peças do tangram - recorte do livro A Escola É Nossa
página 271- exposição na sala de aula;
·
Levar
para sala de aula alguns objetos e pedir para os alunos observá-los em diversas
posições;
·
Competição
por equipe (meninos x meninas) – levar para a sala de aula uma caixa de papelão
com embalagens ou formas geométricas espaciais ou planas. A caixa permanecerá
fechada, havendo apenas um buraco pelo qual seja possível retirar o objeto.
Cada equipe por sua vez deverá escolher, sem repetir, um integrante para
retirar um objeto e identificar a á forma geométrica a que ele se assemelha.
Cada vez que um aluno acertar marcará um ponto para sua equipe. Vencerá quem
marcar o maior número de pontos.
·
Bandeja
da matemática;
·
Jogo
do cubra e descubra;
·
Cálculos
usando materiais concretos (palitos de picolé ou grãos);
·
Cálculos
usando dados;
·
Medir
com a régua alguns objetos na sala de aula e também em casa;
·
Construir
uma fita métrica de papel;
·
Atividades
para casa;
Trabalhinhos avaliativos
RECURSOS:
Quadro, giz, caderno, lápis, borracha, xerox, folha
a4,livro didático, palitos de picolé e/ ou tampinhas, ábaco, tesoura, cola, cartolina ou papel
cartão, caixa de papelão, objetos diversos (bola, lápis, vidro, potes,
caixinhas, livro, copo, etc.), jogo confeccionado – bandeja da matemática e
cubra e descubra, grãos, dados, régua, fita métrica, etc.
AVALIAÇÃO:
·
O
aluno será avaliado diariamente pelo seu desempenho e participação nas
atividades propostas, sendo que esta avaliação será apenas qualitativa.
·
O
aluno também será avaliado de forma somativa, onde serão aplicados trabalhos,
atividades e avaliações que terão peso na nota bimestral.
·
Exemplo:
será aplicado um trabalho 3,0 pontos, uma atividade 2,0 pontos, avaliação
bimestral 5,0 pontos e Simulados 1,0 ponto (extra).
“É
ensinando que se avalia, é avaliando quse ensina.”
Both
BIBLIOGRAFIA:
DANTE.L.R.Matemática,Ática,São Paulo,2011
GONSALVES.K.C.
Oficina de Para Casa, Rideel, São Paulo,2009
parabéns querida, Enedina. seu planejamento ótimo.
ResponderExcluir