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Sou apaixonada pela vida, por livros, pela natureza e sou encantada por essa capacidade que o ser humano tem de adquirir conhecimento. Admiro a inocência e a inteligência das crianças e acredito que toda criança pode aprender. Porém cada uma no seu ritmo, no seu tempo e principalmente que cada criança aprende de maneira diferente. O segredo é não desistir.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Plano 2º Bimestre - Língua Portuguesa 2º ano



Colégio Municipal de Ensino Fundamental Sistema Objetivo de Ensino
Planejamento 2014
Diretora: Danilma Paiva de Souza
Supervisora: Clarisneide Alves da Silva
Orientador: Olair  Silva do Nascimento
Professora: Enedina Faustino Braz Viana
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: A e B
2º Bimestre


CONTEÚDOS:

·         Sílabas complexas: ce, ci, ge, gi, r, rr, s, ss, ç, ão.
·         Sinais de pontuação (Ponto de exclamação, Ponto de interrogação, Ponto final)
·         Produção: tipos de frases
·         Acentuação gráfica (acento agudo, acento circunflexo, til)
·         Apresentação: vocabulário
·         Gramática: Plural e singular / Próprio e comum.
·         Gêneros textuais: advinha, música, poesia, rimas.

JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que séries iniciais, o educador tem a missão de iniciar os alunos no hábito de ler e começar a formar leitores, isto é, o professor tem a delicada missão de não apenas ensinar a ler, escrever e desenvolver a capacidade leitora, mas também de despertar nos alunos o gosto, o hábito e o compromisso com a leitura e a escrita. Para acompanhar esse contexto, os objetivos contemplados nesta proposta de ensino de Língua Portuguesa são, basicamente, desenvolver as competências de leitura, escrita e oralidade, proporcionando ao aluno a oportunidade de familiarizar-se com o Alfabeto, ler e produzir palavras e frases, conhecer diversos textos literários como, advinha, música, poesia e rimas, familiarizar-se com os sinais de pontuação e acentuação gráfica, além de ler e escrever corretamente palavras com sílabas simples e também complexas.

COMPETÊNCIA(S):

·         Conhecer as sílabas complexas ( ce,ci,ge, gi, r, rr, s, ss,ç,ão);
·         Utilizar corretamente os sinais de pontuação;
·         Produzir frases usando os sinais de pontuação;
·         Reconhecer o til, acento circunflexo e acento agudo;
·         Ter noção da utilidade do dicionário;
·         Reconhecer que quando é apenas um elemento é singular e que quando são mais de um é plural;
·         Saber diferenciar substantivos próprios de substantivos comuns;
·         Conhecer os gêneros textuais (advinha, música, poesia e rimas).

HABILIDADES:
·         Ler as sílabas complexas e identifica-las nos textos;
·         Ler textos com sílabas complexas;
·         Escrever corretamente usando as sílabas complexas;
·         Conhecer os sinais de pontuação;
·         Saber diferenciar os sinais de pontuação;
·         Refletir sobre o conceito de frases e tipos de frases;
·         Perceber a função de uma frase em textos;
·         Escrever frases usando corretamente os sinais de pontuação;
·         Acentuar corretamente as palavras;
·         Ler corretamente palavras acentuadas;
·         Compreender a utilidade do uso do dicionário;
·         Saber que quando é apenas um elemento é singular e quando são mais de um é plural;
·         Escrever corretamente as palavras no plural;
·         Compreender o que é substantivo próprio e o que é substantivo comum;
·         Saber que os substantivos próprios são sempre escritos com a letra inicial maiúscula;
·          Brincar com advinhas;
·         Cantar diversos tipos de músicas infantis e interpretá-las;
·         Ter noções de poesias e rimas.
 
METODOLOGIA:
·         Músicas infantis e historinhas no início da aula;
·         Leitura em conjunto no quadro;
·         Leitura individual;
·         Ditado;
·         Auto ditado – escrever o nome das figuras;
·         Interpretação e cópia de texto;
·         Cópia do quadro;
·         Atividade xerocada;
·         Atividade no livro didático;
·         Atividade na cartilha;
·         Caligrafia;
·         Roda de leitura – Livros de literatura infantil e cartilha;
·         Montando de frases – fazer um círculo e através de sorteio será escolhido o aluno que irá montar no centro da sala uma frase usando as palavras das fichas;
·         Produzir frases a partir de uma palavra chave ou de um desenho;
·         Recorte e colagem;
·         Brincadeiras com jogos de alfabetização – quem escreve sou eu, trocas letras, palavra dentro de palavra,...;
·         Uso do dicionário;
·         Criando um minidicionário ilustrado;
·         Ensaio para programações previstas para o bimestre - dia das mães,...
·         Brincar de advinhas;
·         Cantar músicas infantis;
·         Leitura e interpretação de poesias;
·         Brincadeiras – jogos de alfabetização – caça- rimas;
·         Atividades para casa;
               Trabalhos avaliativos;
RECURSOS:

Livros de historias infantis, giz, quadro, livro didático, cartilha, livros de literatura infantil, caderno, lápis, borracha, jogos de alfabetização, caixa de som, cabo de áudio, net book, extensão, T, papel cartão, tnt, cola,  tesoura, livros de recorte, xerox, dicionário, folha A4, lápis de cor.
AVALIAÇÃO:

·         O aluno será avaliado diariamente pelo seu desempenho e participação nas atividades propostas, sendo que esta avaliação será apenas qualitativa.
·         O aluno também será avaliado de forma somativa, onde serão aplicados trabalhos, atividades e avaliações que terão peso na nota bimestral.
·         Exemplo: será aplicado um trabalho 3,0 pontos, uma atividade 2,0 pontos, avaliação bimestral 5,0 pontos e Simulados 1,0 ponto (extra). 

          “É ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina.”
           Both

 
BIBLIOGRAFIA:
MIRANDA C; RODRIGUES.V.L; Língua Portuguesa, Ática, São Paulo,2009
VASCONCELOS.A; Oficina de Literatura,vol3,Rideel,São Paulo,2009
Caderno do Futuro – Edição reformulada

 

 

 

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