Colégio Municipal de Ensino Fundamental Sistema
Objetivo de Ensino
Planejamento
2014
Diretora:
Danilma Paiva de Souza
Supervisora:
Clarisneide Alves da Silva
Orientador:
Olair Silva do Nascimento
Professora:
Enedina Faustino Braz Viana
Disciplina:
Língua Portuguesa
Turma:
A e B
2º Bimestre
CONTEÚDOS:
·
Sílabas
complexas: ce, ci, ge, gi, r, rr, s, ss, ç, ão.
·
Sinais
de pontuação (Ponto de exclamação, Ponto de interrogação, Ponto final)
·
Produção:
tipos de frases
·
Acentuação
gráfica (acento agudo, acento circunflexo, til)
·
Apresentação:
vocabulário
·
Gramática:
Plural e singular / Próprio e comum.
·
Gêneros
textuais: advinha, música, poesia, rimas.
JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que séries
iniciais, o educador tem a missão de iniciar os alunos no hábito de ler e
começar a formar leitores, isto é, o professor tem a delicada missão de não
apenas ensinar a ler, escrever e desenvolver a capacidade leitora, mas também
de despertar nos alunos o gosto, o hábito e o compromisso com a leitura e a
escrita. Para acompanhar esse contexto, os objetivos contemplados nesta
proposta de ensino de Língua Portuguesa são, basicamente, desenvolver as
competências de leitura, escrita e oralidade, proporcionando ao aluno a
oportunidade de familiarizar-se com o Alfabeto, ler e produzir palavras e
frases, conhecer diversos textos literários como, advinha, música, poesia e
rimas, familiarizar-se com os sinais de pontuação e acentuação gráfica, além de
ler e escrever corretamente palavras com sílabas simples e também complexas.
COMPETÊNCIA(S):
·
Conhecer
as sílabas complexas ( ce,ci,ge, gi, r, rr, s, ss,ç,ão);
·
Utilizar
corretamente os sinais de pontuação;
·
Produzir
frases usando os sinais de pontuação;
·
Reconhecer
o til, acento circunflexo e acento agudo;
·
Ter
noção da utilidade do dicionário;
·
Reconhecer
que quando é apenas um elemento é singular e que quando são mais de um é
plural;
·
Saber
diferenciar substantivos próprios de substantivos comuns;
·
Conhecer
os gêneros textuais (advinha, música, poesia e rimas).
HABILIDADES:
·
Ler
as sílabas complexas e identifica-las nos textos;
·
Ler
textos com sílabas complexas;
·
Escrever
corretamente usando as sílabas complexas;
·
Conhecer
os sinais de pontuação;
·
Saber
diferenciar os sinais de pontuação;
·
Refletir
sobre o conceito de frases e tipos de frases;
·
Perceber
a função de uma frase em textos;
·
Escrever
frases usando corretamente os sinais de pontuação;
·
Acentuar
corretamente as palavras;
·
Ler
corretamente palavras acentuadas;
·
Compreender
a utilidade do uso do dicionário;
·
Saber
que quando é apenas um elemento é singular e quando são mais de um é plural;
·
Escrever
corretamente as palavras no plural;
·
Compreender
o que é substantivo próprio e o que é substantivo comum;
·
Saber
que os substantivos próprios são sempre escritos com a letra inicial maiúscula;
·
Brincar com advinhas;
·
Cantar diversos tipos de músicas infantis e
interpretá-las;
·
Ter
noções de poesias e rimas.
METODOLOGIA:
·
Músicas
infantis e historinhas no início da aula;
·
Leitura
em conjunto no quadro;
·
Leitura
individual;
·
Ditado;
·
Auto
ditado – escrever o nome das figuras;
·
Interpretação
e cópia de texto;
·
Cópia
do quadro;
·
Atividade
xerocada;
·
Atividade
no livro didático;
·
Atividade
na cartilha;
·
Caligrafia;
·
Roda
de leitura – Livros de literatura infantil e cartilha;
·
Montando
de frases – fazer um círculo e através de sorteio será escolhido o aluno que
irá montar no centro da sala uma frase usando as palavras das fichas;
·
Produzir
frases a partir de uma palavra chave ou de um desenho;
·
Recorte
e colagem;
·
Brincadeiras
com jogos de alfabetização – quem escreve sou eu, trocas letras, palavra dentro
de palavra,...;
·
Uso
do dicionário;
·
Criando
um minidicionário ilustrado;
·
Ensaio
para programações previstas para o bimestre - dia das mães,...
·
Brincar
de advinhas;
·
Cantar
músicas infantis;
·
Leitura
e interpretação de poesias;
·
Brincadeiras
– jogos de alfabetização – caça- rimas;
·
Atividades
para casa;
Trabalhos avaliativos;
RECURSOS:
AVALIAÇÃO:
·
O
aluno será avaliado diariamente pelo seu desempenho e participação nas
atividades propostas, sendo que esta avaliação será apenas qualitativa.
·
O
aluno também será avaliado de forma somativa, onde serão aplicados trabalhos,
atividades e avaliações que terão peso na nota bimestral.
·
Exemplo:
será aplicado um trabalho 3,0 pontos, uma atividade 2,0 pontos, avaliação
bimestral 5,0 pontos e Simulados 1,0 ponto (extra).
“É ensinando que se avalia, é
avaliando que se ensina.”
Both
BIBLIOGRAFIA:
MIRANDA C;
RODRIGUES.V.L; Língua Portuguesa,
Ática, São Paulo,2009
VASCONCELOS.A;
Oficina de Literatura,vol3,Rideel,São
Paulo,2009
Caderno do
Futuro – Edição reformulada
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