RELATÓRIO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM SUCEDIDAS
ESCOLA:
Cecília Carneiro de Oliveira |
TÍTULO DA
PRÁTICA: Seminário Criativo |
PROFESSOR
(A): Enedina Faustino Braz |
COMPONENTE
CURRICULAR: Ciências SÉRIE:
9º ano ENSINO: Fundamental |
TURNO:
Vespertino |
Introdução
O processo metodológico sempre busca alternativas
capazes de tornar as aulas dinâmicas e produtivas. Nessa perspectiva, a
pesquisa e a coleta de dados juntamente com a confecção de materiais por parte
dos alunos envoltos, tornam a prática pedagógica algo que pode ser discutido e
transformado. Nessa realidade a troca de experiências entre o professor e o
aluno se torna algo mais simples e naturalmente o conhecimento alcança todos os
envolvidos, deixando de ser algo mecânico onde apenas o professor é o detentor
do conhecimento. O estudo da Ciência sempre busca novas descobertas que podem
mudar a sociedade. Diante dessa análise, precisamos mostrar o quanto essas
descobertas são importantes para o desenvolvimento social e intelectual de
todos os envolvidos.
Objetivo
Despertar os alunos para a importância
da pesquisa;
Desenvolver o trabalho em
grupo;
Tornar o ambiente favorável e
aberto a opinião de todos;
Despertar a criatividade e o
senso crítico;
Número de aulas
Para realização dessa
atividade necessitamos de 8 aulas. Utilizamos cinco aulas para trabalhar os
conteúdos através de leitura, explicação, debates e exercícios em sala de aula
e três aulas para apresentação dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
Objeto de conhecimento
Composição, estrutura e
localização do Sistema Solar no Universo:
- Composição dos planetas;
- A formação da Lua;
Materiais necessários
Caneta
Lápis
Pincel
Tinta
Bolas de Isopor
Folha de isopor
Cola
Celular
Papel cartão
Metodologia
Leitura e explicação do
conteúdo separando a turma em equipes onde todos tiveram a oportunidade de
expor suas ideias em seguida organizar e confeccionar os materiais sugerindo e
analisando a importância que cada um terá na realização da atividade de modo
que os participantes de todas as equipes entendam que o sucesso do trabalho
depende do envolvimento de todos. Em seguida cada equipe ficará responsável
para pesquisar e apresentar algo para a turma, tornado assim a aula bem
dinâmica e participativa.
Grupo 1 – Confecção da Maquete do Sistema Solar e
explicação sobre a ordem e distância de cada planeta em relação ao sol;
Grupo 2 - Confecção de cartazes e explicação sobre a
composição de cada planeta.
Grupo 3 – Explicar a formação
da Lua
Grupo 4 – Apresentação de uma dinâmica – jogo do
verdadeiro ou falso
Grupo 5 – Apresentação de uma brincadeira –
ordem dos planetas
Grupo 6 – Paródia sobre o
sistema solar
Conclusão
Assim percebemos que mesmo
diante das de algumas dificuldades os alunos conseguiram alcançar um bom
desempenho, principalmente na organização e na apresentação do trabalho, pois
percebeu-se que todos participaram de alguma maneira e que juntos podem
contribuir para uma melhor vivência e organização social. Nessa perspectiva,
todo e qualquer profissional sempre vai em busca de novas formas que contribuam
para a construção do conhecimento e não se importa com os desafios que muitas
das vezes se tornam apenas etapas que servirão de suporte para a vida pessoal e
profissional.
Anexo:
grupo 1 – Maquete do Sistema Solar
Esse grupo de alunas do 9º ano1 fizeram uma maquete representando o Sistema Solar, utilizaram folhas e bolas de isopor de tamanhos diferentes. Colocando em destaque o Sol, a Estrela do sistema solar.
Imagem de alunos do 9º ano 2 –
confeccionaram a maquete utilizando folha e bolas de isopor. O grupo também
colocou pequenas pedrinhas representando as estrelas.
Grupo 2 - Confecção de cartazes e explicação sobre a
composição de cada planeta.
Imagem de alunos do 9º ano 3
Esse grupo de alunos tiveram a
ideia de desenhar o Sol e os planetas imitando Emojis, segundo eles, era uma
forma de atrair a atenção dos seus colegas.
Alunos do 9º ano 1- O grupo confeccionou um cartaz com imagens
impressas dos planetas.
Grupo 3 – Explicar a formação
da Lua
Alunos do 9º ano 2 - Confeccionaram as fases da Lua utilizando bolinhas de isopor.
Grupo 4 – Apresentação de uma dinâmica – jogo do
verdadeiro ou falso
Alunos do 9º ano 3 – dentro desta caixa havia afirmações que poderiam ser verdadeiras ou falsas. Quem acertava o grupo premiava com um chocolate.
Essa atividade foi a preferida da turma.
Grupo 5 – Apresentação de uma
brincadeira – ordem dos planetas
Alunos do 9º ano 3 – o grupo
desafiava alunos de outros grupos para tentar organizar os planetas na ordem
correta. Alguns alunos acertaram com facilidade. Foi um momento em que a turma
gostou muito.
Grupo 6 – Paródia sobre o
sistema solar
Referências
Nenhum comentário:
Postar um comentário