Quem sou eu

Minha foto
Sou apaixonada pela vida, por livros, pela natureza e sou encantada por essa capacidade que o ser humano tem de adquirir conhecimento. Admiro a inocência e a inteligência das crianças e acredito que toda criança pode aprender. Porém cada uma no seu ritmo, no seu tempo e principalmente que cada criança aprende de maneira diferente. O segredo é não desistir.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM SUCEDIDAS

 RELATÓRIO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BEM SUCEDIDAS


ESCOLA: Cecília Carneiro de Oliveira

TÍTULO DA PRÁTICA:  Seminário Criativo

PROFESSOR (A): Enedina Faustino Braz

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências     SÉRIE: 9º ano           ENSINO: Fundamental

TURNO: Vespertino



Introdução

         O processo metodológico sempre busca alternativas capazes de tornar as aulas dinâmicas e produtivas. Nessa perspectiva, a pesquisa e a coleta de dados juntamente com a confecção de materiais por parte dos alunos envoltos, tornam a prática pedagógica algo que pode ser discutido e transformado. Nessa realidade a troca de experiências entre o professor e o aluno se torna algo mais simples e naturalmente o conhecimento alcança todos os envolvidos, deixando de ser algo mecânico onde apenas o professor é o detentor do conhecimento. O estudo da Ciência sempre busca novas descobertas que podem mudar a sociedade. Diante dessa análise, precisamos mostrar o quanto essas descobertas são importantes para o desenvolvimento social e intelectual de todos os envolvidos.

 

Objetivo

Despertar os alunos para a importância da pesquisa;

Desenvolver o trabalho em grupo;

Tornar o ambiente favorável e aberto a opinião de todos;

Despertar a criatividade e o senso crítico;

 

Número de aulas

Para realização dessa atividade necessitamos de 8 aulas. Utilizamos cinco aulas para trabalhar os conteúdos através de leitura, explicação, debates e exercícios em sala de aula e três aulas para apresentação dos trabalhos confeccionados pelos alunos.

 

Objeto de conhecimento 

Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo:

- Composição dos planetas;

- A formação da Lua;

 

Materiais necessários

Caneta

Lápis

Pincel

Tinta

Bolas de Isopor

Folha de isopor

Cola

Celular

Papel cartão

 

Metodologia

Leitura e explicação do conteúdo separando a turma em equipes onde todos tiveram a oportunidade de expor suas ideias em seguida organizar e confeccionar os materiais sugerindo e analisando a importância que cada um terá na realização da atividade de modo que os participantes de todas as equipes entendam que o sucesso do trabalho depende do envolvimento de todos. Em seguida cada equipe ficará responsável para pesquisar e apresentar algo para a turma, tornado assim a aula bem dinâmica e participativa.

Grupo 1 –  Confecção da Maquete do Sistema Solar e explicação sobre a ordem e distância de cada planeta em relação ao sol;

 

Grupo 2 -  Confecção de cartazes e explicação sobre a composição de cada planeta.

 

Grupo 3 – Explicar a formação da Lua

 

Grupo 4 –      Apresentação de uma dinâmica – jogo do verdadeiro ou falso

 

 Grupo 5 – Apresentação de uma brincadeira – ordem dos planetas

 

Grupo 6 – Paródia sobre o sistema solar

 

Conclusão

Assim percebemos que mesmo diante das de algumas dificuldades os alunos conseguiram alcançar um bom desempenho, principalmente na organização e na apresentação do trabalho, pois percebeu-se que todos participaram de alguma maneira e que juntos podem contribuir para uma melhor vivência e organização social. Nessa perspectiva, todo e qualquer profissional sempre vai em busca de novas formas que contribuam para a construção do conhecimento e não se importa com os desafios que muitas das vezes se tornam apenas etapas que servirão de suporte para a vida pessoal e profissional.

Anexo:

grupo 1  – Maquete do Sistema Solar

Esse grupo de alunas do 9º ano1  fizeram uma maquete representando o Sistema Solar, utilizaram folhas e bolas de isopor  de tamanhos diferentes. Colocando em destaque o Sol, a Estrela do sistema solar.



 Imagens de alunos do 9º ano 3 – confeccionaram a maquete com papelão na base e a representação dos planetas com massinha de modelar.




Imagem de alunos do 9º ano 2 – confeccionaram a maquete utilizando folha e bolas de isopor. O grupo também colocou pequenas pedrinhas representando as estrelas.



Grupo 2 -  Confecção de cartazes e explicação sobre a composição de cada planeta.

Imagem de alunos do 9º ano 3

Esse grupo de alunos tiveram a ideia de desenhar o Sol e os planetas imitando Emojis, segundo eles, era uma forma de atrair a atenção dos seus colegas. 



Alunos do 9º ano 1-  O grupo confeccionou um cartaz com imagens impressas dos planetas. 




Grupo 3 – Explicar a formação da Lua

Alunos do 9º ano 2 - Confeccionaram as fases da Lua utilizando bolinhas de isopor.


Grupo 4 –      Apresentação de uma dinâmica – jogo do verdadeiro ou falso


Alunos do 9º ano 3 – dentro desta caixa havia afirmações que poderiam ser verdadeiras ou falsas.  Quem acertava o grupo premiava com um chocolate.

 Essa atividade foi a preferida da turma.

 



Grupo 5 – Apresentação de uma brincadeira – ordem dos planetas


Alunos do 9º ano 3 – o grupo desafiava alunos de outros grupos para tentar organizar os planetas na ordem correta. Alguns alunos acertaram com facilidade. Foi um momento em que a turma gostou muito.



Grupo 6 – Paródia sobre o sistema solar

 Esse grupo de alunos do 9º ano 3 apresentaram de forma bem criativa uma paródia sobre o Sistema Solar




Referências

Sistema Solar . disponível em https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm#:~:text=Sistema%20Solar%20%C3%A9%20formado%20pelo,celestes%2C%20que%20orbitam%20o%20Sol. Acesso em 12.02.2022. 

Relatividade - Como é o universo? | Astronomia #3 Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=p-FQQvw0Bwc . Acesso em 20.03.2022

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário