Colégio
Municipal de Ensino Fundamental Sistema Objetivo de Ensino
Planejamento 2014
Diretora:
Danilma Paiva de Souza
Supervisora:
Clarisneide Alves da Silva
Orientador:
Olair Silva do Nascimento
Professora:
Enedina Faustino Braz Viana
Disciplina:
Língua Portuguesa
Turma:4º
ano A
2º Bimestre
CONTEÚDOS:
·
Ortografia
e gramática – vogal + m e vogal +n, ce, ci, h, nh, lh, vogal + r, ç;
·
Leitura,
interpretação – Lendas/poemas;
·
Substantivo
próprio e comum;
·
Acentuação;
·
Classificação
de sílabas;
·
Noções
de tonicidade;
|
JUSTIFICATIVA:
·
O
ensino da Língua Portuguesa deve desenvolver as linguagens e possibilitar ao aluno observar, perceber, inferir,
descobrir, refletir, interagir por meio do uso adequado da linguagem. Para
acompanhar esse contexto, os objetivos contemplados nesta proposta de ensino
de Língua Portuguesa são, basicamente, desenvolver as competências de
leitura, escrita e oralidade.
|
COMPETÊNCIA(S):
·
Aprimorar
a leitura e a escrita das sílabas complexas (vogal + m e vogal +n, ce, ci, h,
nh, lh, ar,ç;);
·
Ler
e encontrar informações explícitas e implícitas em textos diversos tais como
lendas e poemas;
·
Diferenciar
substantivos próprios de substantivos comuns;
·
Reconhecer
o til, acento circunflexo e acento agudo;
·
Saber
classificar corretamente as palavras quanto ao número de sílabas;
·
Ter
noções de sílabas tônicas;
|
HABILIDADES:
·
Ler
as sílabas complexas e identifica-las nos textos;
·
Ler
textos com sílabas complexas;
·
Grafar
corretamente usando as sílabas complexas;
·
Refletir
sobre as regras de utilização dos grafemas estudados;
·
Ler
textos respeitando os sinais de pontuação;
·
Compreender
os acontecimentos de uma historia lida;
·
Explorar
as principais ideias de um texto;
·
Saber
identificar informações explícitas nos textos;
·
Perceber
informações implícitas no texto;
·
Compreender
o significado de substantivos próprios e substantivos comuns;
·
Saber
que os substantivos próprios são sempre escritos com a letra inicial maiúscula;
·
Acentuar
corretamente as palavras;
·
Ler
corretamente palavras acentuadas;
·
Refletir
o conceito de sílaba;
·
Perceber
que uma palavra pode ser composta de uma, duas, três, quatro ou mais sílabas;
·
Compreender
que toda sílaba contém pelo menos uma vogal;
·
Conseguir
separar corretamente as palavras;
·
Saber
que quando uma palavra tem uma sílaba é chamada de monossílaba, quando tem
duas sílabas é chamada de dissílaba, quando tem três silabas é chamada de
trissílaba, e quando tem quatro silabas ou mais é chamada de polissílaba;
·
Compreender
que a sílaba tônica é a mais forte de uma palavra;
·
Saber
que as silabas tônicas são classificas de trás para frente (ultima, penúltima
e antepenúltima)
·
Ser
capaz se classificar as palavras corretamente quanto a silaba tônica (oxítona,
paroxítona e proparoxítona);
|
METODOLOGIA:
·
Explicação;
·
Leitura
em conjunto no quadro;
·
Ditado
de palavras;
·
Ditado
ilustrado;
·
Ditado
de frases;
·
Atividades
no quadro;
·
Leitura
silenciosa;
·
Roda
da leitura – poemas, poesia, trava-línguas, provérbios, lendas, etc;
·
Montando
de frases – fazer um círculo e através de sorteio será escolhido o aluno que
irá montar no centro da sala uma frase usando as palavras das fichas;
·
Produzir
frases a partir de uma palavra chave ou de um desenho;
·
Contar
ou ler histórias para os alunos – estimulando a leitura;
·
Sacola
da leitura – toda sexta-feira um aluno levará para casa a sacola com um livro
para ler com a família;
·
Músicas
infantis;
·
Atividades
xerocadas;
·
Cruzadinhas;
·
Atividade
para casa;
·
Trabalhos
avaliativos;
|
RECURSOS:
·
Giz,
quadro, caderno, lápis, borracha, caneta, livros de literatura infantil,
cópia de provérbios, trava-língua, jogo confeccionado (montando frases),
sacola da leitura, xerox, caixa de som, cabo de áudio, net book, extensão,
livros de português (coleção Fazendo e Compreendendo 4º ano, Aprender Juntos,
Caderno do Futuro, Coleção
Tin-do-le-lê, etc).
|
AVALIAÇÃO:
·
O
aluno será avaliado diariamente pelo seu desempenho e participação nas
atividades propostas, sendo que esta avaliação será apenas qualitativa.
·
O
aluno também será avaliado de forma somativa, onde serão aplicados trabalhos,
atividades e avaliações que terão peso na nota bimestral.
·
Exemplo:
será aplicado um trabalho 3,0 pontos, uma atividade 2,0 pontos, avaliação
bimestral 5,0 pontos e Simulados 1,0 ponto (EXTRA)
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BIBLIOGRAFIA:
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/detalhes-450869.shtml;
VASCONCELOS.A.Oficina
de Literatura vol.4,Rideel,São Paulo,2009
Coleção
Fazendo e Compreendendo português 4º
ano, William Roberto Cereja, Tereza Cochar Magalhães, São Paulo, 2011
Aprender
Juntos Lingua Portuguesa, Adson Vasconcelos, São Paulo, 2011.
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