Quem sou eu

Minha foto
Sou apaixonada pela vida, por livros, pela natureza e sou encantada por essa capacidade que o ser humano tem de adquirir conhecimento. Admiro a inocência e a inteligência das crianças e acredito que toda criança pode aprender. Porém cada uma no seu ritmo, no seu tempo e principalmente que cada criança aprende de maneira diferente. O segredo é não desistir.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Plano 2º Bimestre - Matemática- 2º ano



Colégio Municipal de Ensino Fundamental Sistema Objetivo de Ensino
Planejamento 2014
Diretora: Danilma Paiva de Souza
Supervisora: Clarisneide Alves da Silva
Orientador: Olair  Silva do Nascimento
Professora:Enedina Faustino Braz Viana
Disciplina: Matemática
Turma: 2º A e B
2º Bimestre 


CONTEÚDOS:
·         Números pares e impares;
·         Números de 1 a 50;
·         Número de 50 a 100;
·         Dezena e centena;
·         Formas geométricas planas e espaciais;
·         Adição e subtração;
·         Problemas de adição e subtração;
Medidas de comprimento (metro e centímetro).

JUSTIFICATIVA:
       Atualmente o ensino da Matemática na escola é uma necessidade fora de questionamento. Afinal, ela faz parte do cotidiano das pessoas, uma vez que inúmeras atividades com as quais nos envolvemos requerem o conhecimento de pelo menos alguns fundamentos matemáticos, escrita de números, desenvolvimento de operações, realização de medidas, etc.. Para tanto, será trabalhado algumas coisas que o aluno já sabe, mas que precisa ser aprimorado, como por exemplo, os números de 0 a 50 e posteriormente de 50 a 100, unidade, dezena e centena, cálculos de adição e subtração e também probleminhas, formas geométricas espaciais, medidas de comprimento ( metro e centímetro), além de situações problemas envolvendo coisas do cotidiano.
 
COMPETÊNCIA(S):
·         Compreender o significado de par e ímpar;
·         Ler escrever os números naturais de 0 a 50 e posteriormente de 50 a 100 no sistema de numeração indo - arábico;
·         Compreender o significado de dezena e centena;
·         Identificar o triângulo, o quadrado, o retângulo e o círculo;
·         Associar as formas do cubo, do paralelepípedo, da esfera, do cilindro, do cone e da pirâmide às formas dos objetos do dia a dia;
·         Efetuar adições e subtrações de números naturais com resultado até 99, utilizando diversas estratégias de cálculo;
·         Resolver situações-problemas que envolva adição ou subtração com a ideia de juntar ou tirar;
Identificar o centímetro e o metro como unidades de medidas de comprimento;

 HABILIDADES:
·         Reconhecer números pares e números ímpares;
·         Resolver situações-problemas que envolvem a ideia de par e ímpar;
·         Representar quantidades;
·         Associar uma quantidade de elementos à sua representação numérica;
·         Identificar os números naturais de 0 a 100 no sistema de numeração indo – arábico;
·         Organizar sequências numéricas com números naturais de 0 a 100;
·         Reconhecer o número zero como a ausência de elemento em um grupo;
·         Saber o significado de unidade, dezena e centena;
·         Identificar as dezenas exatas até 90;
·         Ler escrever as dezenas exatas até 90;
·         Compreender que o número 100 é uma centena;
·         Realizar agrupamentos com dezenas;
·         Identificar o número 100 no sistema de numeração indo-arábico;
·         Resolver situação problemas que envolva unidade, dezena ou centena;
·         Verificar a presença do triângulo, do quadrado, do retângulo e do círculo em objetos do dia a dia;
·         Reconhecer linhas retas e linhas curvas no contorno de algumas formas geométricas planas;
·         Reconhecer as formas de alguns objetos;
·         Identificar o cubo, o paralelepípedo, a esfera, o cilindro, o cone, e a pirâmide;
·         Identificar a planificação e a face do cubo;
·         Perceber as diferenças e semelhanças entre as formas de alguns objetos presentes no seu cotidiano;
·         Reconhecer as vistas superior e frontal de alguns objetos e de algumas formas geométricas espaciais;
·         Reconhecer o símbolo da adição e da subtração;
·         Associar à adição a ideia de juntar e acrescentar;
·         Associar à subtração a ideia de tirar;
·         Efetuar adições e subtrações de números naturais com resultado até 99, utilizando diversas estratégias de cálculo;

·         Resolver adições com duas ou mais parcelas;
·         Resolver situações problemas que envolva a ideia de juntar da subtração e de tirar da subtração;
·         Reconhecer algumas unidades de medida que utilizam parte do corpo como referência;
·         Utilizar a régua como instrumentos de medida de comprimento;
·         Identificar o centímetro e o metro como unidades de medidas de comprimento.
 
    METODOLOGIA:
·         Explicação;
·         Atividades no quadro;
·         Atividade xerocada;
·         Atividades no livro didático;
·         Agrupar palitos de picolé ou tampinhas formando pares;
·         Jogo de par e impar- instruções no livro de matemática do segundo ano A Escola é Nossa, página 41;
·         Explicar de maneira simplificada a unidade, dezena e a centena no ábaco;
·         Por meio de sorteio escolher alunos para representar números no ábaco e todos deverão escrever, no caderno, por extenso e na forma de algarismos o número representado pelo colega;
·         Pedir para os alunos identificar na sala de aula objetos que tenham as formas geométricas planas;
·         Construir e brincar em dupla com o dominó geométrico – recorte do livro A Escola É Nossa página 273;
·         Construção de figuras utilizando as peças do tangram - recorte do livro A Escola É Nossa página 271- exposição na sala de aula;
·         Levar para sala de aula alguns objetos e pedir para os alunos observá-los em diversas posições;
·         Competição por equipe (meninos x meninas) – levar para a sala de aula uma caixa de papelão com embalagens ou formas geométricas espaciais ou planas. A caixa permanecerá fechada, havendo apenas um buraco pelo qual seja possível retirar o objeto. Cada equipe por sua vez deverá escolher, sem repetir, um integrante para retirar um objeto e identificar a á forma geométrica a que ele se assemelha. Cada vez que um aluno acertar marcará um ponto para sua equipe. Vencerá quem marcar o maior número de pontos.
·         Bandeja da matemática;
·         Jogo do cubra e descubra;
·         Cálculos usando materiais concretos (palitos de picolé ou grãos);
·         Cálculos usando dados;
·         Medir com a régua alguns objetos na sala de aula e também em casa;
·         Construir uma fita métrica de papel;
·         Atividades para casa;
Trabalhinhos avaliativos 

RECURSOS:
Quadro, giz, caderno, lápis, borracha, xerox, folha a4,livro didático, palitos de picolé e/ ou tampinhas,  ábaco, tesoura, cola, cartolina ou papel cartão, caixa de papelão, objetos diversos (bola, lápis, vidro, potes, caixinhas, livro, copo, etc.), jogo confeccionado – bandeja da matemática e cubra e descubra, grãos, dados, régua, fita métrica, etc.
AVALIAÇÃO:

·         O aluno será avaliado diariamente pelo seu desempenho e participação nas atividades propostas, sendo que esta avaliação será apenas qualitativa.
·         O aluno também será avaliado de forma somativa, onde serão aplicados trabalhos, atividades e avaliações que terão peso na nota bimestral.
·         Exemplo: será aplicado um trabalho 3,0 pontos, uma atividade 2,0 pontos, avaliação bimestral 5,0 pontos e Simulados 1,0 ponto (extra). 
É ensinando que se avalia, é avaliando quse ensina.” 
      Both
BIBLIOGRAFIA:
DANTE.L.R.Matemática,Ática,São Paulo,2011
GONSALVES.K.C. Oficina de Para Casa, Rideel, São Paulo,2009
 






Um comentário: