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Sou apaixonada pela vida, por livros, pela natureza e sou encantada por essa capacidade que o ser humano tem de adquirir conhecimento. Admiro a inocência e a inteligência das crianças e acredito que toda criança pode aprender. Porém cada uma no seu ritmo, no seu tempo e principalmente que cada criança aprende de maneira diferente. O segredo é não desistir.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Plano 2º Bimestre - Língua Portuguesa - 4º ano



Colégio Municipal de Ensino Fundamental Sistema Objetivo de Ensino
Planejamento 2014
Diretora: Danilma Paiva de Souza
Supervisora: Clarisneide Alves da Silva
Orientador: Olair  Silva do Nascimento
Professora: Enedina Faustino Braz Viana
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma:4º ano A
2º Bimestre


CONTEÚDOS:
·         Ortografia e gramática – vogal + m e vogal +n, ce, ci, h, nh, lh, vogal + r, ç;
·         Leitura, interpretação – Lendas/poemas;
·         Substantivo próprio e comum;
·         Acentuação;
·         Classificação de sílabas;
·         Noções de tonicidade;


JUSTIFICATIVA:

·         O ensino da Língua Portuguesa deve desenvolver as linguagens e possibilitar ao aluno observar, perceber, inferir, descobrir, refletir, interagir por meio do uso adequado da linguagem. Para acompanhar esse contexto, os objetivos contemplados nesta proposta de ensino de Língua Portuguesa são, basicamente, desenvolver as competências de leitura, escrita e oralidade.


COMPETÊNCIA(S):
·         Aprimorar a leitura e a escrita das sílabas complexas (vogal + m e vogal +n, ce, ci, h, nh, lh, ar,ç;);
·         Ler e encontrar informações explícitas e implícitas em textos diversos tais como lendas e poemas;
·         Diferenciar substantivos próprios de substantivos comuns;
·         Reconhecer o til, acento circunflexo e acento agudo;
·         Saber classificar corretamente as palavras quanto ao número de sílabas;
·         Ter noções de sílabas tônicas;
 HABILIDADES:
·         Ler as sílabas complexas e identifica-las nos textos;
·         Ler textos com sílabas complexas;
·         Grafar corretamente usando as sílabas complexas;
·         Refletir sobre as regras de utilização dos grafemas estudados;
·         Ler textos respeitando os sinais de pontuação;
·         Compreender os acontecimentos de uma historia lida;
·         Explorar as principais ideias de um texto;
·         Saber identificar informações explícitas nos textos;
·         Perceber informações implícitas no texto;
·         Compreender o significado de substantivos próprios e substantivos comuns;
·         Saber que os substantivos próprios são sempre escritos com a letra inicial maiúscula;
·         Acentuar corretamente as palavras;
·         Ler corretamente palavras acentuadas;
·         Refletir o conceito de sílaba;
·         Perceber que uma palavra pode ser composta de uma, duas, três, quatro ou mais sílabas;
·         Compreender que toda sílaba contém pelo menos uma vogal;
·         Conseguir separar corretamente as palavras;
·         Saber que quando uma palavra tem uma sílaba é chamada de monossílaba, quando tem duas sílabas é chamada de dissílaba, quando tem três silabas é chamada de trissílaba, e quando tem quatro silabas ou mais é chamada de polissílaba;
·         Compreender que a sílaba tônica é a mais forte de uma palavra;
·         Saber que as silabas tônicas são classificas de trás para frente (ultima, penúltima e antepenúltima)
·         Ser capaz se classificar as palavras corretamente quanto a silaba tônica (oxítona, paroxítona e proparoxítona);


METODOLOGIA:
·         Explicação;
·         Leitura em conjunto no quadro;
·         Ditado de palavras;
·         Ditado ilustrado;
·         Ditado de frases;
·         Atividades no quadro;
·         Leitura silenciosa;
·         Roda da leitura – poemas, poesia, trava-línguas, provérbios, lendas, etc;
·         Montando de frases – fazer um círculo e através de sorteio será escolhido o aluno que irá montar no centro da sala uma frase usando as palavras das fichas;
·         Produzir frases a partir de uma palavra chave ou de um desenho;
·         Contar ou ler histórias para os alunos – estimulando a leitura;
·         Sacola da leitura – toda sexta-feira um aluno levará para casa a sacola com um livro para ler com a família;
·         Músicas infantis;
·         Atividades xerocadas;
·         Cruzadinhas;
·         Atividade para casa;
·         Trabalhos avaliativos;

RECURSOS:
·         Giz, quadro, caderno, lápis, borracha, caneta, livros de literatura infantil, cópia de provérbios, trava-língua, jogo confeccionado (montando frases), sacola da leitura, xerox, caixa de som, cabo de áudio, net book, extensão, livros de português (coleção Fazendo e Compreendendo 4º ano, Aprender Juntos, Caderno do Futuro,  Coleção Tin-do-le-lê, etc).
AVALIAÇÃO:
·         O aluno será avaliado diariamente pelo seu desempenho e participação nas atividades propostas, sendo que esta avaliação será apenas qualitativa.
·         O aluno também será avaliado de forma somativa, onde serão aplicados trabalhos, atividades e avaliações que terão peso na nota bimestral.
·         Exemplo: será aplicado um trabalho 3,0 pontos, uma atividade 2,0 pontos, avaliação bimestral 5,0 pontos e Simulados 1,0 ponto (EXTRA)


BIBLIOGRAFIA:
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/detalhes-450869.shtml;
VASCONCELOS.A.Oficina de Literatura vol.4,Rideel,São Paulo,2009
Coleção Fazendo e Compreendendo português  4º ano, William Roberto Cereja, Tereza Cochar Magalhães, São Paulo, 2011
Aprender Juntos Lingua Portuguesa, Adson Vasconcelos, São Paulo, 2011.



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