PLANO BIMESTRAL - 3º BIMESTRE - CIÊNCIAS 9º ANO
Competência: Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo -se na diversidade humana, fazendo -se respeitar e respeitando o outro, recorrendo os conhecimentos das ciências da Natureza e às suas tecnologias.
HABILIDADES
- Associar os gametas à transmissão das características
hereditárias, estabelecendo reações entre ancestrais e descendentes;
- Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade ( fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
-Investigar as mudanças no estado físico da matéria e
explicar essas transformações com base no modelo de constituição
submicroscópica.
-Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria ( constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Hereditariedade
- Princípios da
genética, hereditariedade e variabilidade do material genético
- Divisão celular e produção de gametas;
- Heredogramas e árvores genealógicas, relações entre
ancestrais e descendentes;
- Leis de Mendel, segregação dos fatores e segregação
independente;
- Probabilidade aplicada à genética, mutações genéticas e doenças relacionadas ao sexo.
Aspectos quantitativos das transformações químicas:
- Mudanças de estado físico da matéria
- Estrutura molecular dos estados físicos
Estrutura da matéria
- Modelos atômicos;
- Estrutura atômica da matéria;
- Princípios básicos da dualidade onda, partícula do elétron
e o modelo atômico;
- Tabela periódica;
- Classificação e propriedade dos elementos;
- Ligações e funções químicas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Leitura;
Leitura e
atividade do livro didático;
Pesquisa em
sites e com familiares;
Explicação;
Fichamento;
Debates;
Exercícios
Mapa mental
Apreciação de vídeos
Trabalho em grupo
AVALIAÇÃO
No decorrer do bimestre será Avaliação Formativa e Somativa. Utilizando as seguintes ferramentas:
- Auto avaliação
- Atividades em grupo: debate
- Fichamento
- Testes tradicionais com caráter somatório
Site de apoio:
“(..)A avaliação, portanto, não está no fim, como
resultado da aprendizagem, selecionando os mais aptos, mas, sim, o sujeito
aprende, se forma, se constrói porque a avaliação está no interior do ato
educativo, é ela que garante que o processo de aprender se efetive e é esse
processo que torna o aluno sujeito na "feitura" de si mesmo.(..)”
Luckesi (1995)
Nenhum comentário:
Postar um comentário